De que lado você samba? (2006)


A última pesquisa Datafolha do 2° turno presidencial retira a escada e deixa os defensores da tese do “Brasil dividido entre norte e sul e ricos e pobres” com a broxa do preconceito elitista na mão.

O placar de 57% a 38% (votos totais) favorável a Lula é construído com as parciais de 71% a 24% no nordeste, 56% a 40% no norte/centro oeste, 52% a 41% no Sudeste e 43% a 50% no sul. Sendo que no Paraná, Lula também vence por 49% a 46%. Onde Lula ganha, ganha com folga que varia entre 43% e 11%, perde no sul por 7%, apesar da vitória apertada no Paraná.

Exceto pela minoria da população que recebe mais de 10 salários mínimos, que chegou a dar a Alckmin 45 pontos de vantagem, e ainda o preferem, mas por uma diferença que diminuiu para 17 (55% a 38%), Lula tem a maioria das intenções de votos das outras faixas de renda. Miseráveis, pobres, remediados, classes médias e quase 40% dos mais ricos preferem a reeleição do presidente à volta dos tucanos.

Na estratificação por cor da pele (branca, parda, preta, indígena, amarela, por autodeclaração), Lula vence com números semelhantes aos totais em todos os estratos, exceto nos autodeclarados brancos, que dão a única vitória a Geraldo por 48% a 46%, dentro da margem de erro portanto.

Ou seja, o país não está dividido por região ou renda, exceto na cabeça de alguns que se pensam iluminados, tem espaço na mídia, e com certeza, apenas por coincidência são brancos, moram no sul ou no sudeste e ganham mais de 10 salários mínimos.

Um último detalhe, para quem crê que lá estará deus: a população estratificada por religião (católica, evangélica pentecostal, evangélica não pentecostal, espírita kardecista, umbanda, outra religião, não tem religião) prefere Lula em uma proporção próxima ao resultado total, exceto dentre os espíritas kardecistas, que dão a Geraldo uma vitória por 49% a 47%. Só deus sabe o porquê.
Porque?

Porque Geraldo e não Alckmin?
Porque Geraldo fala apoiando os cotovelos alternadamente na mesa?
Porque a câmera o enquadra de baixo pra cima?
Porque as gravatas amarelas?
Porque o seu texto é cheio de enumerações?
Porque o locutor trata o Geraldo como se fosse seu sobrinho?
Porque colocar uma cena do Geraldo de costas na garupa de uma moto sem capacete em vários programas?
Porque exibir diversas vezes uma outra em que divide um pequeno bote com um anônimo remador e o senador valente Artur Virgílio?
Porque 2/3 das pessoas que aparecem em seu programa falando, beijando e abraçando o Geraldo são mulheres na faixa entre 45 e 60 anos?
Porque o seu governo em São Paulo é tratado como se fosse perfeito e o de Lula como se o país estivesse no fundo do poço?
Porque o Geraldo não apresenta propostas, só generalidades?
Desconfio que nem os espíritas kardecistas sabem...

Nenhum comentário: